Boa reputação faz toda diferença.
Em todos os momentos e situações.
Vale para todas as empresas e está fora de discussão sua importância, não importa seu tamanho, o mercado em que atuem, não importa a posição que ocupem em seu segmento.
Mesmo marcas que são praticamente únicas precisam ampliar seus níveis de competitividade e para isso zelar pela sua reputação.
Todos os mercados têm registrado aumento da exigência de clientes, públicos de interesse, parceiros no mercado financeiro e até pelo público interno. Nessas circunstâncias a abrangência do estudo que realizamos cobre os mais diversos campos onde podem ser encontradas tanto vulnerabilidades como oportunidades.
Reflexões necessárias:
- Nível de conhecimento da empresa e suas marcas
- Engajamento dos colaboradores
- Reputação x contribuição para saúde financeira
- Nível de credibilidade, autenticidade, empatia e transparência
- A empresa tem feito bons negócios – ou pode melhorar?
Confiança e o valor prático da reputação
Um estudo da Cornell University sintetiza o valor da reputação em uma palavra –confiança:
A lealdade tradicionalmente tem sido definida em termos de suas consequências: intenção de recompra, intenção de ser fonte de boas referências, participação nas compras e recompras reais. Embora essas medidas sejam indicadores de lealdade, elas não respondem à pergunta: “O que é a lealdade do cliente e como ela é criada?”
Para vencer a concorrência, as empresas devem ir além da simples satisfação do cliente e o que os estudos de benchmarking definem como padrão de classe mundial, é a elevação disso para um nível visionário que os autores definem como “confiança total”, conceitualmente semelhante a “qualidade total”.
Recomendação espontânea
Ampliação nos índices de referência positiva e recomendação espontânea por marcas bem-conceituadas
Maior valor de mercado
Ações de companhias com alta reputação têm cotações sempre superiores
Orgulho de pertencer
Os colaboradores aumentam seu engajamento quando a reputação das empresas e marcas são altas.
Preferência contínua
Clientes que têm suas expectativas atendidas são leais e compram mais.
Confiança dos Stakeholders
Melhora o relacionamento de forma proativa e com diálogo constante com todos os públicos.
Facilidade na solução de crises
Marcas com reputação positiva terão maior confiança por parte de seus clientes e demais públicos de interesse.
Poucas vezes há perfeita sintonia entre a reputação efetiva e aquela pretendida ou solidamente imaginada.
A nossa atuação atravessa todas as frentes em que podem ser detectadas ameaças ou oportunidades: aspectos estratégicos ligados a Gestão Corporativa (estrutura empresarial, linhas de comando, responsabilidade social, compliance) aspectos estratégicos de negócio (definição de públicos, posicionamento, gestão de riscos e tantos outros) bem como aspectos táticos de marketing e comunicação.
Veja nossa metodologia de trabalho para entender como trabalhamos, se preferir, vamos conversar.