Uma dica: Pense muitas vezes a respeito de tantas dicas sobre mídias sociais

Será que seu negócio tem mesmo que estar lá?

Você já deve estar cansado de ter visto, lido, ou ouvido recomendações com “Os 10 passos

para se dar bem nas mídias sociais”, ou as “8 dicas para seu negócio crescer nas mídias sociais”.

Redes Sociais - planejamento de comunicação

E eles, os passos e as dicas, talvez até estejam certos, em um modo geral.

 

Mas talvez não sirvam para o seu negócio.

Antes de entrar na aventura de posicionar sua marca nesse território selvagem, ou mesmo se já está nele, mas está achando que está tudo meio estranho, ou tem alguma coisa errada, faça essa pergunta:

Meu negócio precisa, realmente, estar nas mídias sociais?

A resposta a isso deve considerar alguns fatores importantes e também leva a outras perguntas complementares como, por exemplo: Meu público está realmente alí? Em qual das plataformas? Qual a melhor maneira de interagir com ele, ou melhor, será que estará disposto a interagir com a minha marca ou algum conteúdo proposto por ela?

Estas são apenas algumas das perguntas iniciais a serem considerados para que a presença da sua empresa/marca/produto nas mídias sociais possa virar um caso de sucesso.

Ou que, minimamente, seja algo mensurável positivamente na análise do uso do seu budget de comunicação e não simplesmente uma ação de comunicação que se transforme em despesa e chateação só porque você ouviu ou leu que você (sua marca no caso) tem que estar lá.

A conclusão muitas vezes pode ser que você não precisa estar.

Mas se for o contrário, não deixe de considerar alguns fatores:

Adequação aos objetivos.

Porque você está lá? É para vender ou para ser lembrado e, assim, construir a sua marca? Ou para tudo isso? Para cada um destes objetivos as estratégias de conteúdo e os KPIs a serem avaliados são completamente diferentes.

Planejamento, gerenciamento e monitoramento das mídias sociais.

Estar nas redes sociais significa que você está abrindo as portas da sua empresa para o mundo. E isso tem o lado sensacional: Você pode falar de forma segmentada e específica com seu público.

E tem o lado assustador:

Vai expor as qualidades e também os defeitos que possam eventualmente existir no seu negócio ou produto. As mídias sociais costumam ser o nervo exposto da marca. E, nesse caso, se prepare para as pedradas.Mídias são nervo exposto da marca

Todo cuidado é pouco nesse território, mas enfrentar isso é fundamental, e isso significa cuidar todo dia (em alguns casos, toda hora) dos seus canais de mídias sociais e monitorar as interações dos usuários. Além de evitar dores de cabeça com citações negativas agindo rápido, a interação positiva pode oferecer oportunidades de negócio incríveis.

Frequência e produção de conteúdo engajador.

Estar nas mídias sociais exige além de planejamento e atenção, uma produção de conteúdo relevante e engajador. Além da qualidade do conteúdo, é preciso entender qual o “timing” ideal entre postagens. Esse fator é fundamental para o sucesso no engajamento do seu público. Medir e definir a frequência das postagens ajuda a encontrar os melhores momentos de interação e resposta do target.

Metrificação

Não há prato pronto quando se trata de estratégias de comunicação digital, mais ainda quando se trata de mídias sociais. Há caminhos percorridos que servem de benchmarks e referências (para o bem e para o mal) e você deve pegar esses atalhos, mas o fato é que é muito mais vantajoso estabelecer o seu caminho analisando, medindo seus erros e acertos e construindo sua própria série histórica. Para isso, é fundamental o uso das ferramentas de gestão e monitoramento existentes no mercado para que possa acompanhar os seus parâmetros de sucesso nessa trajetória, sejam eles de engajamento, alcance ou conversão.

Você pensa na jornada de compras do seu cliente?

Descomplicando o Inbound.

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