E eu pensei que fosse coisa exclusiva deste país do jeitinho!
Num estudo recente da Harvard Business Review sobre reputação, há estas duas constatações que comprovam que o fenômeno não é verde/amarelo:
1. O empresário conhece muito bem o quanto a boa reputação de sua empresa e suas marcas é importante e valiosa.
2. Como não enxerga ameaças a olho nu, tende a relegar o assunto a um nível de prioridade bem remoto.
Ou seja, esse comportamento aparentemente absurdo é mais comum do que suspeitava, o que significa que faz todo sentido recomendar ao empresário brasileiro a leitura do estudo assinado por Robert G. Eccles, Scott C. Newquist e Ronald Schartz.
Título: Reputação e seus riscos
Sub título: Identificar, quantificar e gerenciar os riscos à reputação de sua empresa muito antes que um problema aconteça.
Principais tópicos abordados:
Ativos intangíveis, tanto quanto o valor da marca em si e o “goodwill” representam algo como 70 a 80% do valor de mercado de uma companhia.
Ou seja: reputação é assunto crítico.
· Certifique-se da real reputação de sua empresa junto aos públicos decisivos. Nem sempre é aquela que você imagina.
· Avalie o desempenho de sua companhia nas várias áreas, não apenas as mais óbvias.
· Cubra eventuais lacunas através do aprimoramento de categorias ou setores vulneráveis.
· Monitore as alterações de expectativas dos vários públicos. Certos pontos antes aceitáveis podem ter deixado de sê-lo.
· Tenha uma pessoa responsável pelo gerenciamento de riscos à reputação
Aplique esse processo e não apenas ampliará seu valor de mercado como atrairá clientes e funcionários leais, como melhorará o custo médio de seus produtos e se beneficiará de menores custos de capital.
Mestre em Comunicação pela UNIP, pós-graduada em Marketing pela ESPM e Flórida International University, com mais de 25 anos de experiência no mercado atuando, principalmente, nas áreas de Planejamento, Marketing e Comunicação em diversos perfis de empresas. Professora e Palestrante para cursos de graduação e pós-graduação. É coautora do Livro: Um Profissional para 2020 – Editora B4.